19.7.16

13º Professional Fair em Belo Horizonte

CBNBH

ooi Pretinhas, tudo bem com vocês?
O clube de Blogueiras Negras de Belo Horizonte #cbnbh fez a cobertura de imprensa na 13º Professional Fair em Belo Horizonte e vou contar tudo pra vocês!
A  Profissional feira de beleza aconteceu no ExpoMinas nos dias 09,10 e 11 de Julho.  
Eu fui apenas no domingo (09) juntamente com parte das blogueiras do Clube de Blogueiras Negras de BH.
Nunca tinha participado da Professional Fair e estava bem ansiosa para ver lançamentos de produtos para os nossos cabelos. 
Chegando lá, fomos pegar nossas credenciais como imprensa porém quando a Danny Mendes blogueira do Uma preta afiada foi pegar a sua credencial, uma atendente despreparada a cadastrou como BLOQUERA e nem imprensa estava escrito no crachá e ainda a perguntou se tinha certeza de sua profissão... Além de despreparada, preconceituosa.


Entramos na feira e o primeiro stand que vimos(na verdade nos pararam para ver) tinha produtos para cabelos cacheados, apenas. Continuamos andando pela feira à procura de produtos para o cabelo crespo até que vimos um stand do Beleza Black e ficamos todas animadas.. pelo nome parecia que iríamos encontrar algo pra gente e a resposta é Não. O rapaz  veio falar com a gente sobre o produtos deles e adivinha? Era pra "amaciar" a raiz e dar cachos. Nos mostrou uma foto de uma criança de cabelo crespo lindo e ele dizendo que a "mãe da criança não conseguia pentear o cabelo duro e que o produto amaciou a raiz e deu cachos". Fiquei pasma quando ele disse e sai da rodinha juntamente com as outras meninas, não dava pra ouvir mais o que ele falava.
Continuamos pela feira, os expositores apresentaram muitos produtos para cabelos lisos e quimicamente tratados, vimos os produtos da Salon Line para cachos e crespos mas foi só, não vimos MAIS NADA para nossos cabelos crespos, decepção!
Infelizmente o mercado ainda não está preparado para as crespas.

E não para por aí, diversas vezes fomos paradas por pessoas que queriam tirar fotos por causa dos nossos cabelos, não por ser bonito mas por ser "diferente e exótico".

Fomos barradas na sala de imprensa.
Fomos até a sala de imprensa pra tirar fotos e na entrada tinha uma recepcionista ou segurança e quando íamos entrar ela simplesmente nos BARROU e falou " Não pode tirar fotos aqui, vocês não podem entrar aqui é só para imprensa". OI? A Sheila blogueira no Negras do Brasil disse: "Nem pra nós que somos imprensas"? Mostrando o crachá. A cara da mulher foi no chão. Entramos tiramos fotos e quando estávamos saindo a mulher veio pedindo desculpas a cada uma de nós. Agora se fosse um grupo de mulheres brancas você acha que isso teria acontecido? Claro que não. Agora um grupo de mulheres negras, empoderadas e com cabelos crespos e blacks sendo imprensa deve chocar muito né, por que não tem condição. Foi um ato racista da parte da mulher, ela nem sequer olhou o nosso crachá antes de nos barrar. Sinal de que a sociedade não está preparada para a imprensa preta! Pois que se preparem pois estamos ocupando.
 
Fiquei muito chateada e não gostei, desanimei até em ir nos outros 2 dias de feira. A parte legal foi ver um espaço vendendo maquiagens baratinhas, mas não tinha opções pra pele negra. Comprei só um batom azul que achei lindo!
As blogueiras do #CBNBH também fizeram posts falando sobre feira e algumas delas foram nos outros dias e contaram como foi. 

 Um beijo da Pretinha!

2 comentários:

  1. Eu fico muito triste destas coisas sempre acontecerem e por mais que nós façamos denuncias, estes absurdos permanecem. :(

    www.naveiadanega.com.br

    ResponderExcluir