7.9.16

Cronograma Capilar - O que é e como fazer!




CRONOGRAMA CAPILAR


O que você precisa saber:

- O cronograma capilar é uma opção para cuidar dos cabelos, não uma obrigação. A medida que você for fazendo o cronograma e ver uma melhora nos fios você pode tanto continuar ou interromper e adaptar da sua forma.
- As etapas devem acontecer em um intervalo mínimo de 48hrs.
- Se o seu cabelo estiver muito fragilizado e danificado procure por um profissional da área. São problemas graves e não vão ser resolvidos apenas com receitas.

Vamos entender a diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução:

- Hidratação: É indicada para cabelos levemente ressecados e com frizz. É a etapa mais básica do cronograma. Nos produtos que for usar para a hidratação procure os que contenham vitaminas, proteínas hidrolisadas, glicerina, pantenol, aloe vera, mel, frutas...
Indicada também que seja feita semanalmente.
 - Nutrição: É indicada para tratar os fios ressecados, porosos e quebradiços. Os produtos de nutrição vão ajudar a repor óleos e nutrientes do cabelo.
Procure por produtos que contenham óleos vegetais como óleo de coco, azeite de oliva extra virgem, óleo de abacate, óleo de rícino, manteiga de karitê, óleo de ojon, entre vários..., mas que sejam vegetais.
Indicada que seja feita a cada 15 dias.
Aqui no blog tem um post falando sobre os óleos vegetais, clique aqui!
- Reconstrução: É indicada para tratar os fios sem vida, quebradiços, danificados e porosos. Procure por produtos que contenham queratina e seus aminoácidos como serina, cisteina, argilina, prolina e colágeno.
Indicada que seja feita 1x no mês, se o seu cabelo estiver muito danificado no máximo 2x por mês, o excesso de queratina pode danificar ao invés de recuperar os fios.

IMPORTANTE:

- Antes de começar o cronograma lave o cabelo apenas com shampoo, se você usa a técnica Low/No Poo use um co-wash. Não aplique o shampoo diretamente nas pontas, aplique apenas no couro cabeludo e massageie.
- Dê preferência a agua fria ou no máximo morna, nunca quente. A água quente causa oleosidade ao couro cabeludo e não é o que a gente quer não é mesmo?.
- Não tem uma regra sobre a frequência de lavagem dos cabelos, isso depende da necessidade dos fios mas se o seu cabelo for naturalmente seco evite lavar com tanta frequência. Lave sempre quando for fazer suas hidratações, nutrições e reconstruções.
- Leia bem o que diz no rótulo do produto e respeite o tempo indicado.
- Use o condicionador após enxaguar a máscara de tratamento. O condicionador sela as cutículas dos fios garantindo a maciez e brilho, aplique no comprimento às pontas do cabelo.
- Na hora de secar use uma toalha de algodão ou uma blusa de algodão. Evite esfregar o cabelo, apenas vai apertando de baixo pra cima.
- Na hora de finalizar não aplique os produtos na raiz do cabelo, apenas no comprimento às pontas para evitar caspas e oleosidade excessiva.

Segue abaixo o cronograma capilar oficial:

Obs: Onde está escrito dia 1, 2 e 3 não significa que são dias seguidos, lembre-se do intervalo de no mínimo 48hrs.

Cronograma Capilar Oficial - Imagem retirada da internet
 No próximo post darei algumas dicas de produtos que podem ser utilizados no cronograma.

 

2 comentários:

  1. Ai eu to louca pra fazer um cronograma pra mim Lua, vou começar me organizar!!! beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também rs, na verdade eu faço um adaptado mas vou fazer o oficial pra dá UP no meu cabelo, beeijos!

      Excluir